segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Governador inaugura novo parque eólico em Paracuru

Um dos maiores potenciais de energia eólica do Brasil, o Ceará foi mais uma vez escolhido para ser gerador da fonte renovável. O Estado deu, nesta sexta-feira (05), mais um passo na caminhada para se tornar autosuficiente na geração de energia, até o ano 2010, e passar até a vender parte do que for produzido.
O município de Paracuru, a 90 quilômetros de Fortaleza, inaugurou nesta sexta um novo parque eólico, que está funcionando com 12 aerogeradores. O investimento, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, terá capacidadede para abastecer 384 mil pessoas.
O potencial dos ventos no Ceará se tranformou num dos melhores atrativos de investimentos no Estado. Ao todo, sete parques eólicos funcionam no litoral cearense. São eles:
Lagoa do Mato com potência de 3,2 mw;
Canoa Quebrada com 10,5 mw, (ambos em Aracati);
Beberibe com 25,2 mw;
Taíba, em São Gonçalo do Amarante, com 5 mw;
Prainha, em Aquiraz, com 10mw;
Praia Mansa, em Fortaleza, com 2,4 mw
e Paracuru, que possui a segunda maior potência, de 23,40 mw.
Esse é o primeiro dos quatro parques programados por uma empresa norte-americana para funcionar no Estado. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1 bilhão. Para o parque de Paracuru, também houve financiamento público: 60% da Sudene e 20% do BNB.
A implantação de parques eólicos no Estado faz parte do programa de incentivo as fontes alternativas de energia elétrica do Governo Federal. O Proinfra pode tornar o Ceará auto-suficiente em geração de energia.
Segundo o governador do Ceará, o ciclo dos ventos tem transformado o Estado numa das maiores potências de energia do país. Dos 500 mega watts que o Brasil deve produzir, um terço está no Ceará.
Com o funcionamento deste parque em Paracuru, o Ceará passa a gerar 79,40mw de energia eólica, o que coloca o Estado como segundo maior produtor de energias renovável, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Com esses 12 aerogeradores, juntos são capazes de abastecer 96 mil famílias.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: