terça-feira, 16 de outubro de 2007

Expobiocom: evento discute matrizes energéticas renováveis e biocombustiveis

O futuro das matrizes energéticas do planeta e as alternativas viáveis vão ser debatidas durante a Expo Biocom 2007 Feira Internacional de Combustíveis Alternativos & I Congresso Internacional de Energia Renovável que será realizada de 24 à 26 de outubro em Foz do Iguaçu, Paraná. Durante quatro dias especialistas,entidades, empresários e pesquisadores vão estar reunidos para discutir os rumos e apresentar soluções e novidades para o mercado dos biocombustíveis. A Expobiocom tem por objetivo congregar diferentes vertentes da área de biorenováveis entre pesquisadores, investidores e estudantes.
Este Congresso terá como foco a discussão de assuntos pertinentes a essa nova matriz energética, que surge em diferentes regiões da Europa, EUA e inclusive Brasil, como sendo o assunto primordial na contribuição das reduções das emissões nocivas provenientes dos derivados do petróleo. Com certeza será um momento de alta relevância para este Congresso discutir e avaliar as principais tendências da questão dos biorenováveis destaca Nivaldo Rubens Trama , presidente do I Congresso Internacional de Energia Renovável.
Atentos ao novo quadro mundial de possibilidades de fontes alternativas para os combustíveis utilizados hoje, e conectados com o pacto mundial pela diminuição da poluição ambiental os debates vão além da questão econômica. Será uma oportunidade para debater o futuro das matrizes energéticas no planeta.
Dentro desse cenário internacional de busca de soluções o Brasil se destaca com tecnologia de ponta e diversas alternativas viáveis e com impacto sócio econômico importante Indubitavelmente o Brasil tem uma posição de liderança, eficiência e produtividade já consagradas através do etanol, na produção de combustível verde. Invariavelmente o mundo deverá reconhecer que o potencial agricultável do Brasil (90 milhões de hectares) para o novo combustível, Biodiesel, igualmente nos levará a liderança de sua produção ressalta o presidente do Congresso. O evento chama a atenção para as fontes renováveis de energia aproveitando a extensão territorial,clima e solo do Brasil,para desenvolver uma nova e potente matriz energética É inegável que o avanço dos biorenováveis tende a considerar o campo agrícola como principal aspecto a conciliar produção com proteção ambiental. Este é um dos desafios que devemos discutir neste Congresso.
Além disso, buscaremos a opinião de especialistas das entidades de pesquisa agropecuária, que será a verdadeira sustentação do programa de biodiesel através da consolidação da matéria-prima ideal, levando sempre em conta que temos que eleger a cana do biodiesel. Para tanto, deveremos discutir e apreciar a opção mais reconhecida pelo mundo afora: a Jatropha Curcas (pinhão-manso)".
Entre os temas das palestras vão estar a Reforma do Etanol e o desenvolvimento de células a combustível; Produção de Etanol a partir de fatores Alternativos; Produção do etanol a partir da celulose, do bagaço e de outras matérias-primas;Viabilidade do refino de gorduras para produção de Biodiesel e Uma estratégia para o etanol no Brasil e no mundo com o ex-ministro Dr. Roberto Rodrigues, da FGV , entre outros renomados palestrantes nacionais e estrangeiros.
Nivaldo Trama destaca que A Abiodiesel pautou pela excelência dos convidados com temas atualíssimos em relação aos principais aspectos a serem discutidos neste evento. Daí a razão de termos a comissão organizadora da feira com profissionais competentes nesta questão. O evento conta com o apoio da ABIOdiesel Associação Brasileira da Indústria de Biodiesel, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cembio, Alcopar, ABVE, Sidalcool, Fundação Bio Minas e IPEN. E são esperados participantes e debatedores de países como Portugal,Argentina,Estados Unidos, Itália, França, Chile, Rússia, Alemanha, África do Sul, China e India. Paralelo ao congresso um exposição e feira reunirá produtos e serviços.
Serão palestras ministradas por especialistas nas mais diversas áreas de pesquisa dos biocombustíveis.
A Expo Biocom vai reunir em Foz do Iguaçu importantes empresas, empresários, pesquisadores, consumidores, laboratórios, entidades, órgãos públicos nacionais e internacionais e todos que tenham interesse no assunto, para exposição de produtos, serviços e tecnologias para produção de biocombustíveis, rodadas de negócios e discussões entre países produtores.
Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplos, podemos citar o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal.
O Evento será realizado de 24 a 26 de Outubro de 2007, no Centro de Convenções do Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu,PR.
Para mais informações clique no título desta matéria

Nenhum comentário: