segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Guia de projetos Elétricos de Centrais Eólicas

Clicando no título desta matéria, você terá acesso ao Guia de projetos Elétricos de Centrais Eólicas - Volume I Elaborado pelos professores Pedro André Carvalho Rosas (Comitê Brasileiro de Energia Eólica do Brasil) e pela professora Ana Isabel Estanqueiro do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI - Portugal).
Leia abaixo o prefácio
O potencial eólico brasileiro pela qualidade e distribuição dos ventos vem estimulando iniciativas para o desenvolvimento tecnológico, industrial e de projetos de parques eólicos nas diferentes regiões do País.
O Governo Federal criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica -PROINFA através da Lei nº 10.438 de 26 de abril de 2002, sancionada pelo Presidente da República, onde está prevista na primeira fase a instalação de 3.300 MW em projetos de Energia Renovável até o ano de 2006.
A Universidade Federal de Pernambuco - UFPE através do Centro Brasileiro de Energia Eólica - CBEE, líder no país em pesquisa e desenvolvimento na área de energia eólica, tem tido papel fundamental na elaboração e implantação do PROINFA. O grupo de especialistas da UFPE tem se destacado em suas ações em prol do desenvolvimento tecnológico e industrial do País, em cooperação com entidades nacionais e internacionais. O CBEE participa efetivamente da World Wind Energy Association – WWEA e da Rede Ibero-americana de Geração Eólica – RIGE, é a instituição brasileira responsável pelas atividades na área de energia eólica do Solar and Wind Energy Research Assessment Project – SWERA do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente e mantém várias outras cooperações estratégicas.
A realização do curso de interligação de centrais eólicas ao sistema interligado nacional, realizado em agosto de 2001 em Recife/PE, permitiu identificar, através do debate entre os especilistas presentes, a falta de material técnico no País que pudesse auxiliar especialistas na análise do comportamento de turbinas eólicas quando interligadas às redes elétricas e, também, pudesse orientar o projeto de conexão elétrica de turbinas eólicas e de centrais eólicas na rede elétrica nacional.
O Guia de Projeto Elétrico de Centrais Eólicas – Volume I: Projeto Elétrico e Impacto de Centrais Eólicas na Rede Elétrica visa preencher esta lacuna apresentando os principais métodos para realização de projeto elétrico de conexão de centrais eólicas e as ferramentas utilizadas para estimar o impacto de centrais eólicas na qualidade de energia local. A avaliação do funcionamento de turbinas eólicas e as análises de proteção para evitar operações indevidas também são incluídas neste trabalho.
Congratulamo-nos com os especialistas representantes de entidades e empresas que participaram do debate acerca da integração de centrais eólicas ao Sistema Elétrico Nacional e contribuíram para a realização deste trabalho, que por certo promoverá a viabilidade e competitividade da energia eólica e a capacitação de novos especialistas para o mercado brasileiro.
Brasília, dezembro de 2002
Ivonice Aires Campos
Coordenadora de Ações de Desenvolvimento Energético
Ministério de Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário: