A Usinas do Prata inicia os preparativos para construção de quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no trecho do Rio da Prata que banha o município de Juscimeira, na região de Rondonópolis (MT). As quatro centrais hidrelétricas têm o custo total estimado em R$ 180 milhões e terão a capacidade instalada de 40,35 MW.
"O Brasil conta hoje com aproximadamente 100.000 MW de potência instalada e necessita de investimentos no setor visando garantir o crescimento econômico", afirma o sócio- administrador da Usinas do Prata, Hélio Zavataro. "Iniciativas como a construção de PCHs - consideradas fontes de energia alternativa - são muito importantes para evitar o risco de apagões no futuro", disse.
A geração de energia da primeira máquina das PCHs está prevista para maio de 2010, com expectativa de funcionamento total das centrais em novembro de 2010. A energia das usinas - batizadas de Água Branca, Água Brava, Água Clara e Água Prata - já está negociada através de um PPA (Power Purchasing Agreement) com a comercializadora Coomex por um período de dez anos. A energia será entregue no sistema interligado nacional e servirá para abastecer aproximadamente 100 mil residências ou cerca de 400 mil habitantes.
Fonte: Gazeta Mercantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário