quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ônibus escolares híbridos

O ônibus escolar americano é tranqüilamente um dos veículos de transporte pessoal mais seguros do mundo. ‘Bicudo’, não parece muito novo ou avançado, já que não tem de se preocupar com a idéia de ser vendável: as escolas do país inteiro têm de utilizá-los no transporte das crianças da casa à escola e retorno, e os compram novos sempre que chegam a um determinado número de anos ou quilômetros rodados.
O transporte das crianças em absoluta segurança é culturalmente uma das primeiras necessidades daquele povo.
A maior montadora dos ‘grandes amarelos’, a IC Corporation, lança comercialmente um ônibus escolar híbrido, que está sendo testado em campo durante um ano na cidade de Austin, no Texas.
O híbrido é do tipo plug-in, em que suas baterias são recarregadas plugando numa rede elétrica normal, de 110 ou 220 Volts. O motor básico é um diesel Maxx Force que atende os mais recentes padrões federais de emissões. O motor elétrico é Enova de 80 kW. O arranque é sempre dado com o motor elétrico, assim como eventuais fortes aclives. Os híbridos funcionando nos Estados Unidos devem também utilizar misturas de biodiesel em seus testes.
Grandes ‘pacotes’ de baterias são colocados embaixo da carroçaria e são recarregados à noite. O sistema também recupera energia cinética durante as frenagens – algo que sempre ocorre dentro do ciclo de utilização, composto de freqüentes arranques e frenagens.
A expectativa é que este ônibus consuma metade do combustível de um ônibus escolar normal – 5 km/litro em vez de 2,5. Esses números têm sido vistos em todos os 18 outros escolares híbridos experimentais existentes no país, dentro de um programa experimental iniciado em 2002. Espera-se também que as emissões sejam reduzidas a um terço.
De acordo com a legislação americana, os diretores do distrito escolar têm de enviar relatórios trimestrais de desempenho e consumo do híbrido ao lado de dados sobre um ônibus escolar tradicional. Ambos têm de ser empregados nas mesmas rotas, evitando variações de piso, distância e número de paradas.
A IC Corporation é uma divisão da Navistar International Corporation. A Advanced Energy é uma entidade que não visa lucros e tem seus escritórios centrais em Raleigh, na Carolina do Norte. A Enovga Systems é fornecedora de componentes digitais de energia e produtos de sistemas. focando no desenvolvimento e comercialização de sistemas de gerenciamento energético e de conversão para aplicações móveis.
Fonte: Abesco

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