terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cuba inaugura o maior parque eólico de sua 'Revolução Energética'

HAVANA (AFP) — Cuba inaugurou, nesta semana, na província de Holguín (nordeste), um parque eólico com capacidade para produzir 5,1 megawatts, como parte do programa de desenvolvimento desta energia renovável, iniciado em 2004 pelo presidente Fidel Castro, hoje licenciado do cargo, noticiou neste sábado (16) a imprensa local.
Situado no município de Gibara, 700 km a nordeste de Havana, o parque eólico "tem capacidade de 5,1 megawatts e sua implantação representaria uma economia para o país de cerca de 240 kg de combustível por megawatt/hora entregue", destacou o jornal oficial Granma.
O parque eólico de Gibara, o maior do tipo na ilha, tem seis aerogeradores de 55 metros de altura, com capacidade para produzir 850 kilowatts cada, acrescentou a fonte.
Há três anos Cuba desenvolve um programa, que denomina de Revolução Energética, o qual contempla o desenvolvimento de energias renováveis, a substituição de lâmpadas e eletrodomésticos por outros de consumo eficiente e de grandes termelétricas por grupos eletrógenos, entre outras medidas.
Manuel Menéndez, coordenador do Grupo de Apoio ao comandante-em-chefe, Fidel Castro, que há 19 meses se recupera de um sério problema de saúde, destacou que "o investimento deve ser recuperado em sete anos", embora segundo "os preços atuais do petróleo, possa ser em menos tempo".
Citado pelo jornal, Menéndez disse é aguardada a conclusão, até o fim do ano, de outro parque eólico em Gibara com seis aerogeradores e capacidade de produção de 4,5 megawatts, com o qual Holguín tenria uma capacidade total de 10 megawatts "sem gastar um único grama de petróleo".
"O projeto (governamental) deve se estender pela costa norte oriental, até Guantánamo (extremo leste), para a instalação de oito novos parques eólicos", "quatro deles em Holguín", ressaltou.
Fonte: Google

Nenhum comentário: