sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Vila Naiá usa fontes renováveis de energia

O Vila Naiá, localizado no sul da Bahia, foi projetado em prol da sustentabilidade, criado pela proprietária de uma forma que não interferisse na paisagem local. Junto com o arquiteto Renato Marques chegaram ao que o hotel é hoje. Desde sua criação, tem se pautado pela permanente busca da preservação do meio ambiente, comprovando que sofisticação, arte e lazer, não são apenas compatíveis, mas também elementos importantes do desenvolvimento sustentável.
“Com o objetivo de uso racional de energia, que minimiza a demanda de energia elétrica convencional, o hotel usufrui dos coletores solares para aquecer a água, e da energia solar fotovoltaica para produzir a eletricidade”, explica Renata Mellão, idealizadora e proprietária da hospedaria.
Com as ondas eletromagnéticas transmitidas em grande quantidade, diariamente, pelo sol, geram-se todos os processos naturais, como a fotossíntese. O aquecimento da água para fins pessoais é um dos grandes problemas atuais de energia que o Brasil enfrenta. De acordo com pesquisas, 67,6% dos domicílios têm chuveiro elétrico. Nos países de primeiro mundo, o uso da energia solar é utilizado em mais de 80% das residências.
Os painéis fotovoltaicos são uma das mais promissoras fontes de energia renovável. A principal vantagem desse método é a ausência quase que total de poluição, e sua limitação é o baixo rendimento e os custos de produção dos painéis.
Fonte: ProcelInfo

Nenhum comentário: