domingo, 30 de março de 2008

Energia: Empreendimento equipado com painéis solares da Energie vence prêmio europeu de eficiência energética

Portugal - Um empreendimento cooperativo em Matosinhos equipado com mais de 100 painéis solares termodinâmicos da empresa portuguesa Energie, conquistou o Prêmio Eficiência Energética 2007, atribuído pela Direção-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia.
Em comunicado, a empresa adianta que a atribuição deste prêmio certifica que aquele complexo habitacional - o primeiro empreendimento cooperativo de construção sustentável em Portugal - tem um desempenho ambiental cerca de 50% superior aos valores habituais.
Segundo explica, o empreendimento foi equipado com 132 painéis solares termodinâmicos da Energie que permitem minimizar o recurso a outras fontes de energia, como o gás natural ou a eletricidade.
Além de ser "economicamente viável", este sistema permite uma redução anual de 142 toneladas de emissões de dióxido de carbono, estimando-se, em termos médios, uma economia de 360 euros por ano, por agregado familiar.
Localizado em S. Mamede Infesta, em Matosinhos, o empreendimento Ponte da Pedra é composto por dois blocos com 101 habitações, estando cada um dos 11 edifícios do complexo equipado com 12 painéis solares Energie e um termoacumulador de dois mil litros.
A certificação atribuída ao Empreendimento Ponte da Pedra insere-se, segundo a Energie, no âmbito do Projecto SHE - Sustainable Housing in Europe que visa demonstrar a viabilidade real da habitação sustentável do ponto de vista econômico, ambiental, social e cultural.
Para tal, utiliza construções cooperativas europeias como projetos-piloto de disseminação de um novo modelo construtivo que se pretende ver adotado em construções futuras.
Localizada na Póvoa de Varzim e com cerca de 30 trabalhadores, a Energie faturou em 2006 cerca de seis milhões de euros e propõe-se crescer um milhão de euros por ano até 2012.
A empresa vende no mercado português 60% da sua produção, exportando os restantes 40% para países como a Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo e Estados Unidos.
Fonte: ProcelInfo

Nenhum comentário: