segunda-feira, 10 de março de 2008

Mude o consumo para não mudar o clima, pede campanha do Idec

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a ONG Vitae Civilis lançam, nesta semana, uma campanha nacional que pretende informar o consumidor sobre quanto seu consumo pode afetar o clima do planeta, sugerir alternativas para que ele mude seus hábitos cotidianos e ainda cobrar de empresas e autoridades ações efetivas para a mitigação das mudanças climáticas.
Um computador portátil, a partir de hoje (10/3), vai oferecer ao consumidor a oportunidade de calcular qual a sua contribuição de emissão de gás carbônico (CO2). Além disso, o programa oferece alternativas para que o consumidor possa diminuir essa emissão, mudando hábitos de consumo e amenizando, assim, as conseqüências para o meio ambiente.
Para a coordenadora da campanha do Idec, Lisa Gunn, essas ações são importantes porque permitem que o consumidor tenha noção exata do quanto cada hábito de consumo pode prejudicar o meio ambiente.
“No dia a dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências do transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo e até do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa, mas, através da campanha, iremos demonstrar exatamente o que isso significa”.
O consumidor também recebe um material impresso sobre práticas que ele pode adotar no dia-a-dia para minimizar o impacto dos seus hábitos de consumo.
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