sexta-feira, 18 de abril de 2008

Geração de energia eólica aumenta 27% em 2007

O uso da energia eólica vem aumentando de forma rápida em países da União Européia, nos Estados Unidos e na China, de acordo com o relatório do World Watch Institute. Em 2007, a capacidade de geração da energia eólica no mundo aumentou 27%, com 94.100 MW de potência.
Segundo o relatório “Vital Sign Update”, a energia eólica é a fonte que lidera as novas instalações de energia realizadas na União Européia e só perde para o gás natural considerando os projetos nos Estados Unidos. Na China foram adicionados 3.449MW de turbinas eólicas no ano passado.
O relatório menciona que o Brasil adicionou 161MW em 2007, ao destacar que a América Latina registrou um crescimento significativo na geração de energia eólica. O Chile também é mencionado com 18MW de energia eólica instalada no ano passado.
A Espanha teve o maior número de instalações eólicas na Europa no ano de 2007, mas a Alemanha continua a ser a líder mundial em potência instalada de energia eólica com 24% do total global, o que significa 22.247MW. As fontes renováveis são responsáveis por 14% da energia elétrica que a Alemanha precisa – a metade desse valor vem da energia dos ventos. A Espanha é a terceira no ranking mundial de total de energia eólica instalada, com 15.145MW.
Em toda a União Européia, a geração eólica cresceu 18% em 2007 – a região possui 60% da capacidade instalada mundial. A maior surpresa no ano de 2007 foi a China que ficou em quinto lugar no ranking com capacidade instalada de 6.050 MW. No entanto, um quarto da sua capacidade não está conectada à rede por conta de problemas de planejamento, conforme documenta o estudo.
O crescimento do uso da energia eólica no mundo aconteceu apesar da falta de turbinas disponíveis para o mercado – um desafio que, segundo o WWI, deverá ser abrandado no ano de 2009. Apesar dos alto custo dos equipamentos, devido a falta de turbinas e do aumento de preços dos materiais, a energia dos ventos continua a ser competitiva em relação às usinas de gás natural e a outras convencionais que tiveram aumento nos custos de suas construções.
O mercado de energia eólica movimentou cerca de US$36 bilhões em 2007, responsável por quase metade dos investimentos em fontes renováveis. Cerca de 200 mil pessoas estão empregadas na indústria de energia eólica no mundo todo.
Fonte: Portal Lumière

Nenhum comentário: