quarta-feira, 16 de abril de 2008

Potencial energético nacional, produção de gás e petróleo são temas do Cresce Brasil – Alagoas

Para discutir a potencialidade energética brasileira e a valorização profissional dos engenheiros a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge-Al) promovem o Cresce Brasil – Alagoas, nos próximos dias 17 e 18 de abril.
Durante o encontro serão debatidas as perspectivas e políticas energéticas, além da necessidade de qualificação profissional frente às demandas industriais e econômicas. Para o evento, estão previstos ainda, a posse da Diretoria do Senge-Al e uma homenagem ao prefeito de Maceió, José Cícero Soares de Almeida, entre outras autoridades.
Em sua palestra, o engenheiro de Processamento, Márcio Rogério Leão Lopes, irá revelar a meta da Petrobras de exportar 4,75 bilhões de litros de álcool até 2012, considerando apenas a produção nacional. “A Petrobras busca a liderança em biodiesel e, além disso, desenvolveu uma alternativa para o petróleo, o H-Bio. Trata-se de um projeto de tecnologia 100% nacional da empresa, que consiste na síntese do óleo vegetal com o diesel tradicional, sem precisar alterar as instalações das refinarias atuais”, explica Lopes.
Já o coordenador técnico da FNE, Carlos Monte, discutirá as expectativas para a energia de biomassa, como cana-de-açúcar e lenha, com base no Plano Nacional de Energia, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética. Além disso, defenderá o desenvolvimento de novas medidas que estimulem o reflorestamento e as florestas cultivadas.
No segundo dia do Cresce Brasil - Alagoas, o consultor da FNE, João Guilherme Vargas Netto, mostrará o cenário econômico favorável que demanda uma melhor qualificação de profissionais e produção industrial, abordando a redução da jornada de trabalho sem reduzir os salários dos profissionais.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo telefone(82) 3223-6807, pelo e-mail sindeng@sunnet.com.br ou no local do evento.
Para saber mais informações sobre o programa, clque no título desta notícia.

Nenhum comentário: