quarta-feira, 7 de maio de 2008

Um raio-x do consumo de energia elétrica nas indústrias

Brasil - Levantamento inédito traça um autêntico raio-x do consumo de energia elétrica no setor industrial do Brasil. A nova reportagem do Procel Info, publicada nesta segunda-feira, dia 5 de maio, mostra como foi o mapeamento dos hábitos de consumo do segmento, que responde por cerca de 44% da demanda por energia elétrica no país. Elaborado no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o "Relatório da Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso - Classe Industrial" analisa itens como as fontes energéticas mais utilizadas; o uso de autoprodução e cogeração; o uso de sistemas de gerenciamento energético; a distribuição por faixas de demanda e sistemas de eletricidade; e o uso final da energia.
Entre os resultados, constatou-se que a força motriz responde pelo principal uso final da energia no setor industrial, ao representar 68,3% do consumo de energia elétrica no segmento e que 57,3% das indústrias analisadas declararam que colocam a eficiência energética como uma das duas prioridades na operação. Os resultados da pesquisa, feita com informações de 478 indústrias que atuam em 19 segmentos econômicos, visam balizar novas ações e aperfeiçoar iniciativas de eficiência energética.
A pesquisa é parte da "Avaliação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil", que traça o panorama da demanda de energia elétrica nas principais classes de consumo. Implementado dentro do Programa de Eficiência Energética para o Brasil (PEE), o programa contou com recursos no valor de US$ 1,42 milhão doados pelo Global Environment Facility (GEF), que foram repassados pelo Banco Mundial (Bird), e com o suporte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório está disponível para download na seção de publicações técnicas do Procel Info.
Para ler a matéria na íntegra, clique no título desta notícia.

Nenhum comentário: