terça-feira, 24 de junho de 2008

Mercado brasileiro de aquecedores solares cresce 32%

Água quentinha saindo da torneira. Não custou nada na conta de energia, nem poluiu o meio ambiente. Assim ficam a consciência e o bolso do engenheiro Luis Carlos Siqueira que há dois anos usa coletores solares para aquecer a água de casa. No seu prédio, apenas ele e o vizinho usam energia solar, mas o engenheiro tem planos para usar este tipo de aquecimento para todos os banheiros de empregada do prédio.
- Vale muito a pena! É limpa e de graça, não temos porque não usa-la. Quem puder, não deve perder tempo, porque além de fazer uma economia, a pessoa também vai ajudar o meio ambiente - aconselha Siqueira.
Com o aumento do preço do petróleo, cresce a preocupação com o uso de energias alternativas. A energia solar é uma delas. Apesar de ter uma forte incidência solar, o Brasil está muito atrás no cenário internacional no aproveitamento das duas formas de energia solar, a fotovoltaica e a térmica.
" Quem puder, não deve perder tempo, porque além de fazer uma economia, a pessoa também vai ajudar o meio ambiente "
No último ano, o mercado brasileiro de aquecimento solar cresceu cerca de 32%, acima da média mundial de 20%. As 100 empresas que fabricam aquecedores solares no país batalham para expandir suas vendas.
- O Brasil é o 22º no ranking dos países que usam aquecedores solares. Ficando atrás de países como a Áustria, que tem 5 vezes menos incidência de sol - afirma Carlos Faria, diretor executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento ( Abrava ).
Atualmente, cerca de 730 mil famílias usam aquecedores solares em casa para ter a água. O número corresponde a somente 1,5% das residências brasileiras. O uso destes aparelhos está concentrado na região sudeste do país. 50% das casas que têm aquecedores solares estão em São Paulo ou Minas Gerais.

Investimento é pago em 2 anos

Ter um aquecedor solar em casa ainda não é tão barato em curto prazo. Enquanto um chuveiro elétrico custa em torno de R$ 100, a instalação de um aquecedor solar custa em volta de R$ 1.000, segundo Faria. Mas a economia feita nas contas de energia compensa o investimento inicial. Em dois anos de uso, a economia feita na conta de energia supera o valor investido.
- A água fica armazenada em boilers, e substitui os chuveiros elétricos, representando uma economia de 30 a 40% na conta de luz - conta a arquiteta Brunna Paldês, que desenvolve projetos que incluem as placas geradoras de energia solar.
A casa deve ser planejada na hora de instalar os coletores solares, que ficam no telhado. - A água aquecida é armazenada no reservatório solar, o qual geralmente fica no sótão junto à caixa d'água. A casa deve ter prevista tubulação de água quente além da tubulação de água fria em cada ponto de consumo - descreve Ruberval Baldini, presidente da Associação Brasileira de Energias Renováveis e Meio Ambiente ( Abeama ) .
Dentre as tecnologias disponíveis para combater o aquecimento global, a energia solar para aquecimento de água teve o maior índice de aprovação, 74%, durante a reunião da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC) em Bali.

Benefícios da energia solar

O sol fornece anualmente 10 mil vezes ao consumo mundial de energia neste período. Mas pouco desta energia é aproveitada. Com a escalada do preço do barril do petróleo e a poluição causada pela emissão de CO2 na sua produção e consumo, as energias alternativas - como a eólica, biomassa e a solar - tornam-se cada vez mais atraentes. Além de não poluírem, elas são renováveis e não há risco de escassez.
São dois os tipos de energia solar. A fotovoltaica é obtida através da conversão direta da radiação solar em eletricidade. No Brasil, há apenas 15 a 20 MWh instalados na forma de painéis solares . Muito pouco se comparado com a energia eólica e a hidráulica que tem 240 MWh e 100 GWh instalados, respectivamente.
Já a energia solar térmica consiste na radiação solar que atinge uma superfície escura e é transformada em calor para aquecer uma certa quantidade de água. O mercado brasileiro de aquecedores solares cresceu 32% no último ano.
Na semana passada 50 cientistas de diversas partes do mundo lançaram, em Paris, um apelo pelo uso maior da energia solar fotovoltaica na hora de escolher novas fontes de energia. - Nós, cientistas de diferentes setores, consideramos que a eletricidade solar fotovoltaica deve ser um elemento-chave da resposta que deve ser dada a partir de agora aos desafios energéticos, meio ambientais e climáticos - dizia o texto divulgado durante coletiva da imprensa.
(FONTE:O GLOBO ONLINE)

Nenhum comentário: