quarta-feira, 16 de julho de 2008

Uso de energia solar pode virar lei em Ribeirão Preto

Dois projetos tratando sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar, em Ribeirão Preto, podem entrar na pauta da Câmara Municipal.
Um trata sobre os prédios públicos e conjuntos habitacionais. O outro enquadra todas as novas construções no município com área superior a 120 metros quadrados. O objetivo: economia de energia e benefício para o meio ambiente.
O projeto da vereadora Silvana Resende (PSDB) pretende que o poder público, adotando o sistema de captação de energia solar em construções sob sua responsabilidade, sirva de exemplo para a iniciativa particular.
Já a proposta do vereador Gilberto Abreu (PV), mais abrangente, estabelece que qualquer projeto de construção, com área igual ou superior a 120 m2, só será aprovada pela Prefeitura se nele estiverem previstas instalações hidráulica, elétrica e civil predial necessárias para o aquecimento da água pelo sol.
Esta técnica permite uma economia substancial de energia elétrica, argumentam os dois vereadores. E se justifica, acrescenta Gilberto Abreu, “pois enseja o enquadramento na nova realidade planetária, numa região como a nossa, que possui condição climática sub-tropical de intensa insolação, ao lado de beneficiar os consumidores de energia”.
Ainda este ano a cidade sediará o Seminário Cidades Solares bem como um curso de formação de projetistas de sistemas de aquecimento solar. Fique atento a nossa agenda.
FONTE: CIDADES SOLARES

Nenhum comentário: