quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Economias de energia através de aquecedores de água à base de energia solar

Os painéis solares colocados sobre a escola Douglas Anderson de Artes coleta a energia do sol para aquecer a água do prédio. Mas a Douglas Anderson não está sozinha. Pode-se encontrar esses painéis sobre toda a cidade de Jacksonville, no estado norte-americano da Flórida. De acordo com Gerri Boyce, porta-voz da distribuidora de eletricidade JEA, os painéis estão sobre todas as escolas secundárias no Condado de Duval, no Colégio Comunitário da Flórida, no aeroporto, na Câmara e em toda parte da cidade, inclusive na JEA.
Segundo a JEA, depois dos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores domésticos, os aquecedores de água são os maiores consumidores de energia elétrica nas casas. Os aquecedores de água à base de energia solar são uma forma de reduzir significativamente os gastos residenciais com energia. Outras distribuidoras locais também estão explorando a energia solar. No Sul da cidade de Jacksonville Beach, também na Flórida, existem muitos acres de propriedade urbana inutilizada. Atualmente, as plantas e as flores estão absorvendo a luz do sol da Flórida, mas a distribuidora Jax Beach Electric já está estudando a viabilidade de instalar painéis solares capazes de gerar energia no futuro.
De acordo com a JEA, enquanto os sistemas de aquecimento à base de energia solar podem custar de 4 mil a 6 mil dólares, existem descontos e taxas de incentivo que reduzem muito o custo final. Boyce acredita que as economias geradas pelos sistemas de aquecimento de água podem pagar pelo seu custo dentro de sete anos.
FONTE: PROCEL INFO

Nenhum comentário: