quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Enel vai implantar oito usinas eólicas no Nordeste

A Enel, operadora italiana do setor de eletricidade, vai implantar usinas eólicas nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe para gerar 1.000 megawatts (MW) de energia.
O investimento faz parte da estratégia de exploração de energia renovável na América Latina da Enel, que anunciou, em julho, investimentos de 1 bilhão de euros na região nos próximos quatro anos. A energia eólica foi escolhida para o Chile e Brasil. Já em El Salvador, há uma usina geotermia, de 44 MW, que foi inaugurada no ano passado.
A operadora italiana encomendou o desenvolvimento de oito plantas de energia alternativa à SoWiTec do Brasil Energias Alternativas, empresa alemã especializada em projetos de usinas eólicas. Juntas, as plantas terão capacidade de geração de energia estimada entre 56 e 200 MW - os quatros estados possuem, em média, 3 mil horas de vento. A SoWiTec opera no País desde 2005, desenvolve mais de 50 projetos de energia eólica e poderá disponibilizar 6.000 MW no país. Segundo a empresa, o Brasil possui capacidade para gerar 147 GW por meio de energia eólica.
A subsidiária brasileira da Enel, fundada em 2006, opera 20 hidrelétricas com capacidade de 92 MW. As usinas eólicas em construção no Brasil - não incluídas as oito usinas que serão implantadas no Nordeste - produzirão 149 MW de energia, que serão somadas aos 247 MW de energia já geradas pelas plantas em operação da empresa. No mundo, a Enel possui capacidade instalada para gerar 1.000 MW e pretende expandir para 5.000 MW até 2012. A empresa, uma das principais do setor na Itália, também atua na Espanha, Bulgária, Romênia, Eslováquia, Rússia e França.
FONTE: PINI WEB

Nenhum comentário: