Para contribuir na consulta pública sobre a energia eólica que o Ministério de Minas e Energia está promovendo desde 15 de fevereiro passado até 15 de março próximo, o deputado estadual Elvino Bohn Gass (PT) e representantes das Prefeituras Municipais de Giruá e Ijuí; e de empresas ligadas à produção de energia eólica no Noroeste gaúcho, reuniram-se na tarde de quarta-feira (11/3), na Assembléia Legislativa. No encontro, o grupo concluiu um documento com observações a serem consideradas no processo de elaboração do leilão de energia eólica que o Ministério pretende lançar no segundo semestre de 2009. "Energia Eólica na região é alternativa de geração de trabalho, renda e desenvolvimento. Portanto, nosso objetivo é auxiliar no que for necessário para que se isto concretize", disse Bohn Gass.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Giruá, Volmir Amaral, o documento ressalta três pontos importantes a serem observados na construção do leilão, do ponto de vista da viabilidade da participação dos municípios da região Noroeste. O grupo quer garantias de que o leilão seja realizado ainda neste ano e de que haja perspectiva de continuidade do processo, de modo a estimular mais investimentos no setor. Reivindica ainda, que o volume de energia a ser contratado seja compatível com a demanda dos projetos eólicos existentes na região. Por fim, lembram que o preço a ser pago pela energia precisa ser acessível ao consumidor mas suficiente para viabilizar o empreendimento. Amaral aacrescenta que Giruá já tem pronto um projeto de construção de parque eólico, inclusive com licenças ambientais para a obra. "Em Ijuí, o Departamento Municipal de Energia (Demei), estuda a implantação de um parque eólico também. Há muitas iniciativas na região que, para se efetivarem, dependem do modo como este primeiro leilão específico de energia eólica será encaminhado. Por isso, estamos empenhados e estaremos atentos para contribuir neste processo junto ao Ministério", concluiu.
O documento - assinado pela Prefeitura Municipal de Giruá, pela empresa Ecoprojeto, do município de Chapada, ligada à produção de energia eólica e pelo Fórum Energias Renováveis Missões Fronteira Noroeste – será protocolado no Ministério de Minas e Energia.
FONTE: RADIO PROGRESSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário