segunda-feira, 23 de março de 2009

Torre de energia solar

A empresa espanhola Abengoa vai inaugurar em breve um empreendimento inovador e um marco na história das energias renováveis. Trata-se da maior torre de energia solar do mundo, que será construída no deserto da Andaluzia, nos arredores de Sevilha. Mais de 1000 espelhos serão usados para refletir a luz solar e superaquecer a água na torre central. Quando completada, a torre, que custará cerca de €80 milhões, gerará 20MW de eletricidade e abastecerá cerca de 11.000 casa espanholas.

“Energia solar concentrada”(CSP) é uma tecnologia vista por especialistas como uma forma barata, simples e eficaz de aproveitar a energia solar. O grande problema é que a tecnologia só funciona em locais de grande concentração de sol durante o ano inteiro. Por isso o local escolhido foi o deserto da Andaluzia, um lugar extremamente propício para o desenvolvimento do projeto.

De acordo com José Domingues Abascal, diretor de tecnologia da Abengoa, “as radiações que atingem a Terra são 10.000 vezes o consumo de energia, o que proporciona um enorme potencial para a energia advinda do sol”.

A nova torre solar, chamada de PS20, faz parte dos esforços da Espanha para cumprir as metas de energia limpa, que estabelece 20% de energias renováveis até 2020. Atualmente a Espanha é um dos países que mais investe em energias renováveis e dá exemplo ao mundo todo.

Fonte: The Guardian

Nenhum comentário: