sábado, 16 de maio de 2009

Governo Obama “mata” carros a hidrogênio

Alegando a necessidade de “priorizar soluções imediatas que melhorem a eficiência dos carros comercializados nos EUA”, segundo explicou o Secretário de Energia dos EUA, Steven Chu, a administração Obama encerrou um programa para desenvolvimento de carros a hidrogênio, que só emitem vapor de água de seu escapamento, no valor de US$ 1,2 bilhão.

Atualmente a Honda já produz e comercializa o FCX Clarity, sedã movido com a tecnologia em questão e que começará a ser ofertado na Califórnia por meio de leasing.

De acordo com o Departamento de Energia daquele país, “desenvolver uma tecnologia viável de célula de combustível implica em mudanças maciças na infra-estrutura atual, incluindo novas estações de reabastecimento de hidrogênio e um sistema de encanamento para transporte do elemento. Realisticamente falando, a possibilidade de ver essa tecnologia nas próximas duas décadas é baixo”, declarou o órgão por meio de um porta-voz.

O programa de pesquisa norte-americano foi criado no governo Bush e será cancelado na busca de alternativas que poderão ser implantadas no momento, como veículos elétricos ou híbridos.

Nenhum comentário: