sábado, 16 de maio de 2009

LEDs põem eficiência energética sob nova luz

Os diodos emissores de luz (Leds, na sigla em inglês) são os primeiros candidatos para a substituição das lâmpadas incandescentes ineficientes, mas têm alguns fatores contra eles. Os Leds podem proporcionar uma luz agradável ou serem eficientes energeticamente, mas não podem ser os dois ao mesmo tempo. Mas, na semana passada, duas pequenas empresas mostraram uma lâmpada Led que pode ser muito eficiente energeticamente e, ao mesmo tempo, produzir uma luz similar à produzida por lâmpadas de tungstênio ou halógenas.

Os Leds na lâmpada apresentada brilham através de uma fina camada de "pontos quânticos", uma série de partículas pequenas, porém, precisamente controladas. Quando a luz atinge esses pontos, eles emitem uma luz de cor diferenciada, de forma parecida com o que é feito com a camada de fósforo de um tubo fluorescente. A mágica dos pontos quânticos é que a cor emitida pode ser controlada muito precisamente quando o seu tamanho é ajustado, o que significa menos energia consumida e cor mais agradável.

Os pontos são tão pequenos que mais de 10 mil deles seriam necessários para formar o tamanho de um fio de cabelo humano. A lâmpada de luz quântica é feita pela Nexxus Lighting. A lâmpada estará à venda este ano por preço ainda indeterminado. Dado o alto preço dos Leds, o principal uso deles até agora tem sido em aplicações comerciais, como restaurantes e hotéis, onde sua longevidade compensa o custo de aquisição. Segundo a Nexxus, as lâmpadas duram até 25 vezes mais que as alternativas halógenas.

Fonte: The London Free Press

Nenhum comentário: