O Brasil é maior mercado mundial de energias renováveis, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Cerca de 46% da energia utilizada no país vem de fontes renováveis, segundo a ONU. Além disso, "85% do poder de geração de energia do Brasil se deve às enormes usinas hidrelétricas do país e à indústria dos biocombustíveis, que já está há muito tempo instalada no território brasileiro", diz o texto.
De acordo com o relatório Tendências Globais de Investimentos em Energia Sustentável, cerca de 90% dos automóveis novos no Brasil funcionam tanto com álcool quanto com gasolina (misturada com 25% de etanol). No final de 2008, diz o documento, o etanol representava mais de 52% do combustível consumido por veículos leves.
Além disso, o Brasil é um dos líderes mundiais em financiamento de energias renováveis. Segundo a ONU, em 2008, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou mais projetos de energias renováveis que qualquer outra instituição financeira do mundo.
Mundo - O relatório revelou também que, pela primeira vez na história, os investimentos em energias limpas superaram os investimentos em fontes de combustíveis fósseis e chegaram a 155 bilhões de dólares. O valor, registrado em 2008, é quatro vezes maior do que os investimentos feitos no setor em 2004. Ainda assim, o vice-secretário-geral da ONU Achim Steiner disse que "a crise econômica afetou os investimentos em energia limpa em comparação com o crescimento recorde dos últimos anos". Nos EUA, por exemplo, os investimentos caíram 2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário