quarta-feira, 1 de julho de 2009

Emirados Árabes Unidos ganham sede de Agência Internacional de Energia Renovável

Abu Dabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, foi selecionada para sediar o secretariado da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), sendo esta a primeira vez que uma organização internacional escolhe uma cidade do Oriente Médio como sede. A IRENA ficará localizada em Masdar City, em Abu Dabi, a primeira cidade sem liberação de carbono e resíduos e abastecida apenas por energia renovável.


Os EAU tiveram uma competição forte com Alemanha, Áustria e Dinamarca, todas líderes reconhecidas em energia renovável para ser sede da IRENA. Os países candidatos travaram uma dura batalha desde o estabelecimento da IRENA em janeiro. No entanto, a capacidade dos EAU de funcionar como uma ponte entre o mundo em desenvolvimento e o desenvolvido; a atração da primeira cidade mundo livre de carbono e um comitê de apoio financeiro e político generoso ganharam de vários estados membros importantes da nova organização.


"Isto é um grande feito para os Emirados Árabes Unidos, mas o que mais importa é que é uma prova da força dos relacionamentos que estabelecemos durante a nossa campanha. Foi muito importante para nós oferecer à IRENA uma proposta de valor que ajudaria a agência a alcançar os seus objetivos engajando com nações em desenvolvimento e desenvolvidas da mesma forma", disse Sua Alteza Xeque Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, Ministro do Exterior dos Emirados Árabes Unidos. "Os EAU estão comprometidos a trabalhar com cada um dos países membros e a satisfazer as necessidades imediatas da IRENA para garantir o sucesso da sua abertura", adicionou o Ministro.


A licitação dos Emirados Árabes Unidos para a sede da IRENA significa a primeira vez que o país engajou em um esforço tão ambicioso no cenário internacional. "Isto foi uma experiência educacional tremenda e fortaleceu os laços com os membros da IRENA, o que nos permitirá modernizar coletivamente os benefícios da energia renovável em todos os países", disse Dr. Sultão Al Jaber, prefeito de Masdar e ponto chave na licitação dos Emirados Árabes Unidos. Ele ainda completou dizendo que os esforços dos EAU para encorajar as nações não-signatárias a se filiarem a IRENA fortaleceram não apenas a licitação dos EAU, mas também a própria organização, que cresceu de 75 estados membros no momento da sua fundação em janeiro para mais de 130 países atualmente.


Como parte do seu compromisso com a IRENA, os EAU ofereceram apoio à agência com a doação de US $ 136 milhões por mais de seis anos e ainda cobrirá todos os custos operacionais em caráter vitalício. Além disso, o Fundo de Abu Dabi para Desenvolvimento criou um fundo de doações especial de até US $50 milhões anuais para serem usados em empréstimos para apoio de projetos de energia renovável no mundo em desenvolvimento.


A solicitação dos EAU conseguiu amplo apoio internacional de pessoas importantes, como Ban Ki Moon, Secretário Geral das Nações Unidas, Tony Blair, ex-Primeiro Ministro do Reino Unido e Dr. Rajendra K Pachauri, ganhador do Nobel e Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC).




Sobre Masdar City


Masdar City é o desenvolvimento sustentável mais ambicioso no mundo atualmente - será a primeira cidade do mundo sem emissão de carbono e de resíduos abastecida completamente por fontes renováveis de energia. Masdar Citiy é parte da Iniciativa Masdar de Abu Dabi, um investimento de várias dimensões no desenvolvimento e comercialização de tecnologias inovadoras em energias renováveis e sustentáveis, como também em planejamento sustentável.




Sobre a International Renewable Energy Agency (IRENA)


A IRENA foi fundada em janeiro de 2009 e possui 77 países membros do mundo em desenvolvimento e do desenvolvido. A IRENA almeja se tornar a principal força para promover uma transição rápida para o uso expandido e sustentável de energia renovável em escala global. Atuando como a voz global para energias renováveis, a IRENA oferecerá avanço prático e apoio para os países industrializados e em desenvolvimento, ajudando-os a melhorar sua estrutura regulatória e capacidade de crescimento. A agência facilitará o acesso a toda informação pertinente, incluindo dados confiáveis sobre o potencial de energia renovável, melhores práticas, mecanismos financeiros eficientes e especialidade tecnológica atual.


FONTE Emirados Árabes Unidos

Nenhum comentário: