Com o objetivo de conhecer as novas técnicas e maneiras de se produzir energia renovável, a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) participou em Curitiba do 4º Congresso Internacional de Bioenergia. O propósito do evento foi discutir o aproveitamento racional dos resíduos sólidos urbanos e rurais, além do aproveitamento de outras formas de energia como a eólica, a solar e a hidráulica.
A busca por fontes alternativas de energia mostrou-se uma necessidade prioritária que precisa ser implementada e é hoje um programa de governo no Brasil.
A ADEOP desenvolve vários projetos buscando fontes alternativas de energia na região Oeste do Paraná. É o caso do município de Entre Rios do Oeste onde a Agência tem a incumbência de elaborar projeto para tratar o esgoto urbano e o lixo para produção de energia, além de aplicar diversas outras técnicas de conservação de energia. Esse trabalho tem o apoio do governo daquele município, além da Itaipu Binacional, da UNIDO, órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Eletrobrás.
O Secretário Executivo da ADEOP, Elsidio Cavalcante, informou que os técnicos que vão desenvolver esse trabalho em Entre Rios do Oeste participaram desse Seminário com o objetivo de ampliar conhecimentos e estabelecer contatos com os parceiros para aplicar nesse trabalho.
Cavalcante citou que no Seminário, o que lhe chamou mais a atenção é a preocupação das entidades públicas e privadas na conservação de energia. “Cada vez mais o mundo precisa de energia e se faz necessário desenvolver novos projetos na área, porque os recursos naturais estão se esgotando e existem muitas entidades com recursos financeiros para aplicar nesses projetos, basta apresentá-los”.
fonte: H2Foz
Nenhum comentário:
Postar um comentário