A região de Vieux Molin, localizada há uma hora de Paris, na França, inaugurou nesta quinta-feira (01/10) um parque eólico de 18MW, que demandou 25 milhões de euros de investimentos e pertence à Energias de Portugal Renováveis. Com essa nova planta, a empresa atinge 5.318MW em operação no mundo. O grande diferencial deste empreendimento é a potência de seus seis aerogeradores. Projetados e instalados pela Alstom Power, cada máquina – denominada por “ecotècnia 100” – possui 3MW de capacidade e é, segundo a fabricante, a turbina onshore mais potente do mundo em operação.
Cada unidade geradora da usina possui 140 metros de altura, o que equivale a um prédio de 50 andares. O diâmetro do rotor mede 100 metros e cada pá 48,8 metros. De acordo com a Alstom, o desenho da turbina permite um melhor aproveitamento dos ventos e pode resistir ventos de até 8,5 metros por segundo. A vantagem de se optar por uma máquina tão potente reflete na redução da área necessária para instaladação de um determinado parque.
A Alstom ainda informou, em comunicado, que está desenvolvendo um novo aerogerador que será o modelo 110 da “ecotècnia”. A previsão é que o produto chegue ao mercado em 2010.
A central eólica de Vieux Moulin vai atender 12 mil domicílios e evitar a emissão de 42 mil toneladas de CO2 por ano.
O local onde foi implatado o parque é perto da região de Pithiviers, localizada na região central da França e que possui incidência média de ventos com velocidades de 7,5 metros por segundo. Somente nesta região, os franceses instalaram 423MW de usinas.
FONTE: JORNAL DA ENERGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário