O Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar) da Faculdade de Física da PUC do Rio Grande do Sul lança no dia 17 de dezembro a tecnologia de fabricação de módulos fotovoltaicos, inédita na América do Sul. Os estudos começaram em 2005 e têm o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Eletrosul e da Petrobras.
O projeto obteve cerca de R$6 milhões entre recursos públicos e privados. No lançamento, será entregue às empresas parceiras os 200 módulos fabricados, além de inaugurado um novo laboratório que será o segundo simulador solar para certificação de módulos fotovoltaicos segundo normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Desde 2003, a indústria de módulos fotovoltaicos vem crescendo a taxas de 40% a 69% ao ano. Em 2007, por exemplo, a produção mundial foi de 4.279MW. Porém, por enquanto, não há fábricas do tipo na América do Sul.
Fonte: Jornal da Energia
2 comentários:
Gostaria de saber se já existe no Brasil fabricação desses módulos de placas fotovoltaicas.
Sou arquiteto, atuo no desenvolvimento de soluções usando a luz natural e essa opção pode significar um novo conceito em projetos e tenho muito interesse nisso. Att. Arq. Sigfrido F C G Graziano Junior (48) 9983-6143 www.sig.arq.br
Caro Arq. Sigfrido.
Ha uma empresa em São Bernardo do Campo- SP que estava iniciando a produção de paineis foto voltaicos no inicio de 2009, mas não sei dizer que nivel e se realmente começaram a produzir. Procure por grupozeppini.com.br
Postar um comentário