O Rio Grande do Norte vai receber em março do próximo ano o Laboratório de Mapas Eólicos e Solares, que será implantado pela Petrobras no Centro de Tecnologia do Gás. A notícia foi dada hoje (15) à governadora Wilma de Faria pela diretoria da empresa, durante reunião na sede da Petrobras no Rio de Janeiro.
O novo laboratório tem como objetivo principal dá suporte técnico a Estados e investidores brasileiros na elaboração do mapeamento do potencial de produção de energia solar e eólica das regiões do País.
Em 2012, o Rio Grande do Norte terá capacidade de gerar o dobro de energia elétrica que consome. Só as unsinas de enegia eólica já instaladas ou projetadas para os próximos três anos vai conseguir gerar mais que o cnsumo do Estado, uma situação inusitada no Brasil.
Esse potencial de produção foi confirmado após a realização do primeiro leilão exclusivo de energia eólica. O Rio Grande do Norte conseguiu 23 projetos vencedores, de um total de 71 aprovados.
Em 2003, a capacidade instalada para a geração de energia no Rio Grande do Norte era zero. Em 2010, o Estado alcançará a auto-suficiência em capacidade de geração energética, representada pela conclusão da Usina Termoelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), em agosto de 2008, e das usinas termoelétricas (UTEs) Potiguar 1 e 3, em Macaíba, neste ano.
A reunião contou com a presença da governadora, do presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, dos diretores de Gás e Energia (Graça Foster) e de Produção e Exploração (Guilherme Estrela), do secretário de Energia (Jean-Paul Prates) e do Idema (Marco Aurélio) e teve como objetivo a discussão de investimentos futuros da empresa no Estado.
Fonte: Tribuba do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário