quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Senadora sugere que Petrobras reative térmica de Cuiabá, parada há 3 anos

A termelétrica Mário Covas, que pertence à Pantanal Energia e está localizada em Cuiabá (MT), está parada há três anos. Desde setembro de 2007, a usina está sem receber gás natural da estatal boliviana YPFB, que reduziu a produção do combustível e tem deu prioridade ao fornecimento para outros clientes.
Na busca de uma solução para o imbróglio que envolve o empreendimento, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) acena com uma proposta. Ela sugere a compra da unidade pela Petrobras, que poderia fornecer o gás necessário para que a usina, que tem 480MW de capacidade instalada, volte a gerar energia elétrica.
"Foi construída uma usina gigantesca, de quase um bilhão de reais e agora não há gás. Temos que achar um jeito de fazer ela funcionar. Do jeito que está, é um enorme desperdício", afirma a parlamentar. Segundo ela, já existem conversas com o Sindicato de Comércio Varejista de Petróleo (Sindipetróleo) e o governo estadual para ajudar nas negociações entre a Pantanal e a Petrobras.
Serys chegou até mesmo a abordar o assunto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Tivemos uma rápida conversa telefônica e ele afirmou que é uma proposta interessante, mas que temos que aguardar a sinalização das empresas - tanto da Petrobras quanto da Patanal - para saber se há interesse em concretizar o negócio", explicou a senadora ao Jornal da Energia.
Procuradas pela reportagem, as duas companhias não responderam, até o fechamento desta matéria, sobre a possibilidade de um acordo.
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: