segunda-feira, 15 de março de 2010

Governo estuda incluir somente fontes limpas na geração elétrica

O governo planeja manter apenas fontes renováveis de energia no planejamento de geração elétrica dos próximos anos. A versão preliminar do Plano Decenal de Energia deste ano, ainda em discussão no Ministério de Minas e Energia (MME), pode excluir leilões de energia proveniente de térmicas a óleo, mais poluentes que usinas movidas a gás e a água.
"Estamos discutindo se é possível dar prioridade a energias renováveis. É possível, sim, não ter térmica a óleo", afirma Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ao ser indagado sobre o assunto. "É claro que isso vai depender do que vamos conseguir (projetos) em energia hídrica, se vamos conseguir licenças ambientais suficientes para não incluirmos as outras fontes", completou.
A meta preliminar do governo é priorizar energias renováveis a partir de 2014, quando valerão os contratos ainda não definidos. As térmicas movidas a óleo e a carvão que já tiveram energia vendida nos leilões promovidos pelo governo serão mantidas, os contratos continuam valendo. O objetivo do governo em usar energia renovável ao máximo possível será para contratos futuros.
O Plano Decenal será colocado em breve em audiência pública, segundo Tolmasquim. Não passa do primeiro semestre, segundo ele. O presidente da EPE participou hoje do seminário "O setor energético e a transição para a economia do baixo carbono", no Rio.
Fonte: Ultimo Segundo

Nenhum comentário: