segunda-feira, 1 de março de 2010

Tractebel venderá energia eólica no mercado livre

Sem ter conseguido vender seus parques eólicos no primeiro leilão da fonte, promovido pelo governo federal em dezembro passado, a Tractebel aposta agora no mercado livre para viabilizar os projetos. A empresa pretende oferecer cerca a seus clientes cerca de 150MW em energia incentivada, proveniente de usinas a serem implantadas no Ceará e no Piauí.
Para a companhia, as vantagens da energia incentivada, que tem desconto de 50% na tarifa de uso da rede elétrica e pode ser coemrcializada para clientes com demanda a partir de 0,5MW, são um nicho promissor para a energia eólica. "Temos um universo grande de consumidores que hoje estão no mercado cativo das distribuidoras e poderiam ter vantagens econômicas e de imagem ambiental migrando para esse tipo de contrato", avalia Manoel Zaroni Torres, presidente da Tractebel.
A empresa calcula que 20% do mercado de energia elétrica seja formado por consumidores em potencial para a energia incentivada, sendo que somente 1% deles já trabalha com esse produto. Nesse mercado estão, por exemplo, shoppings, pequenas indústrias, médias empresas e supermercados.
Fonte: Jornal da energia

Nenhum comentário: