quarta-feira, 7 de abril de 2010

Europa pode utilizar somente renováveis em 2050, diz estudo

A Europa e o Norte da África poderão ter toda sua demanda por eletricidade atendida somente pelo uso de fontes renováveis até 2050. Quem aponta essa possibilidade é um relatório da Pricewaterhouse Coopers divulgado nesta segunda-feira (5/04). O estudo ainda afirma que a meta pode ser alcançada sem sequer se considerar o uso de usinas nucleares, que também têm baixas emissões de CO2.
Atualmente, a União Europeia trabalha com o objetivo de ter 20% de sua energia gerada por fontes limpas até 2020. Para tornar a nova meta possível, o documento da PwC aponta como solução uma "super rede inteligente" que conectaria grandes parques solares instalados no Norte da África, parques eólicos offshore no Mar do Norte e hidrelétricas na Escandinávia e nos Alpes. O sistema ainda seria complementado por centrais a biomassa e usinas movidas pela força das marés.
Hoje o sistema elétrico europeu está baseado principalmente na geração a partir de combustíveis fósseis e usinas nucleares. Somente 15% da energia do continente é de fontes renováveis e, desse total, a maior parte é produzida por antigas hidrelétricas. Como a maior parte do combustível utilizado nas termelétricas europeis é importado, a mudança na matriz energética é vista pela PwC também como uma forma de diminuir a dependência em relação a outros países.
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: