quinta-feira, 1 de abril de 2010

Turbinas eólicas no telhado e banheiros com duas opções de descarga economizam dinheiro e energia

Estados Unidos - Muitos produtos inovadores levam consigo grandes promessas, mas o retorno pode não valer a pena em relação ao investimento feito. Executar retrofits nos banheiros e substituir lâmpadas e instalações podem resultar em economias de dinheiro e energia. Os proprietários de imóveis que acreditam ter sido deixados de fora do movimento verde têm toda a razão de se sentirem assim. Até pouco tempo atrás, os esforços para reduzir o impacto ambiental da habitação se concentravam nas novas construções. Mas mesmo agora que o verde chegou ao setor de reformas, a maior parte dos proprietários ainda tem que gastar altas quantias de dinheiro para tornarem suas casas mais eficientes energeticamente. E o pior, o retorno no investimento frequentemente não é suficiente para garantir as despesas, mesmo com o Tio Sam oferecendo um ou dois créditos em taxas.
Um caso em questão é o das novas turbinas eólicas de telhado da Honeywell International. Com menos de dois metros de altura, a pequena turbina foi destaque em mostras internacionais de construtoras recentemente, porque promete levar energia eólica às massas. O equipamento pode gerar energia com ventos na velocidade de dois metros por hora. A companhia desenvolvedora diz que a turbina é a unidade instalada com menor custo por quilowatt-hora gerado, em relação a outros modelos de mesma classe e tamanho. Mas custando 5.995 dólares, vai demorar muito para que as economias compensem o valor da aquisição. E isso não acontece apenas com a Honeywell.
Há dezenas de produtos inovadores que prometem grandes coisas, mas o retorno pode não valer o investimento. Contudo, há medidas válidas financeiramente que qualquer proprietário de imóvel pode tomar para economizar dinheiro e energia. Os banheiros são um lugar pelo qual os proprietários podem poupar a Mãe Natureza, sem contar que podem economizar dinheiro, sem abrir mão da comodidade. É aconselhável considerar o retrofit do banheiro com um kit de conversão, que passe modelo hídrico de desperdiçador de água a um modelo de duas opções de descarga altamente eficiente e ecologicamente correto.
Substituir lâmpadas e/ou instalações também pode economizar dinheiro. De acordo com uma pesquisa da Harris Interactive, 63% dos americanos já instalaram lâmpadas eficientes energeticamente. Eles teriam aderido às lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs), mas as lâmpadas com diodos emissores de luz estão rapidamente superando as LFCs. Mas, assim como as LFCs são mais caras que as incandescentes, as lâmpadas de LED são mais caras que as LFCs - até 40 vezes o valor de uma fluorescente. Mas elas consomem cerca de um quinto da energia e duram até dez vezes mais que uma LFCs, e 60 vezes mais que uma incandescente convencional. Nem todas as LEDs são bem projetadas, mas as boas produzem bem menos calor que as incandescentes, e com isso os custos para refrigeração são reduzidos.
Fonte:Procel Info / Chicago Tribune - 23.03.2010

Nenhum comentário: