terça-feira, 18 de maio de 2010

Agência espacial do Japão lança ao espaço sonda movida à energia solar

stá previsto para o início da noite desta segunda-feira o lançamento ao espaço de uma nave movida por energia solar: a sonda Ikaros, cuja fonte de energia é recolhida por uma espécie de veleiro, semelhante a uma pipa.
O "veleiro solar", produzido pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), é composto por quatro partes de tecido captador (cuja espessura é dez vezes menor que um fio de cabelo) e tem dimensão de 14 por 14 metros. Ao ser lançada, a nave central carrega a vela enrolada. Conforme sua passagem pelo espaço, ela vai liberando as hastes e, em seguida, os tecidos captadores de energia.
A propulsão será feita pelo impacto das partículas carregadas de luz (os fótons) que se chocam contra a vela. A direção fica por conta de um sistema que controla a reflexão nas bordas e permite as manobras, além de um jato propulsor movido à gás e energia solar, que também será lançado para testes. A sonda vai se aproximar do planeta Vênus.
É a terceira tentativa de lançamento de um equipamento espacial com fonte alternativa de combsutível. O nome da sonda é a sigla em inglês de "Nave-pipa Interplanetária Acelerada pela Radiação do Sol" ("Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun") e traz à lembrança o nome do personagem Ícaro, da mitologia grega. Segundo a lenda, ele morreu afogado ao ter suas asas de cera derretidas pelo Sol.
Fonte: SRZD

Nenhum comentário: