A Eletrobras Eletrosul concluiu a instalação de 35 biodigestores em 25 cidades do Sul do País. A marca conclui a primeira fase do projeto Alto Uruguai, que pretende investir para possibilitar a geração de energia a partir de biodigestores que tratam projetos de suínos e iniciativas de conservação de energia.
Dez desses biodigestores foram instalados apenas no Vale Santa Fé, no município de Itapiranga (SC), devido à alta concentração do rebanho suíno e à presença de uma micro-bacia do rio Uruguai. A cidade também receberá uma mini-usina que vai transformar o gás metano (CH4) em energia elétrica, que será aproveitada pelos próprios produtores rurais.
A ideia da Eletrosul é obter junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma permissão especial para enviar o excedente dessa energia gerada pelas mini-usinas para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
"Queremos viabilizar a segunda fase do projeto, que atenderia mais 55 municípios da região e teria mais quatro mini-usinas de geração de energia, além de ações em eficiência energética. Para isso, tentaremos envolver o governo federal e o órgão de fomento", explica o diretor de tecnologia da Eletrobras, Ubirajara Rocha Meira.
Fonte: Jornal da Energia 27/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário