segunda-feira, 14 de junho de 2010

Emirados terão a maior usina solar do mundo

Aproveitando o sol que dura o ano todo, a região de Abu Dabi abrigará a maior usina solar do mundo, com cerca de 2,5 km² (o equivalente à área de 303 campos de futebol). É mais um plano dos Emirados Árabes Unidos para atingir seus objetivos com energia alternativa e renovável.
Localizada a 120 km de Abu Dabi, a Shams 1 – nome da usina, que significa sol em árabe-, começará a ser construída no final deste ano, com previsão de dois anos para término. A construção e a operação farão parte de um consórcio entre a empresa do emirado, Masdar, com uma empresa francesa, Total, e uma espanhola, AbengoaSolar.
A usina terá capacidade de produzir 100 megawatts de energia, o que, segundo a agência de notícias MiddleEast NewsWire, compensará a emissão de 175 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente a plantar 1,5 milhões de árvores ou remover 15 mil carros das ruas de Abu Dabi.
Mesmo assim, os Emirados Árabes, que têm a sua produção energética muito ligada ao petróleo, não deixará de consumi-lo nem na Shams 1. Além de água, a usina também utilizará óleo no processo: os espelhos solares esquentam o líquido para produzir vapor e rodar uma turbina, gerando eletricidade. A quantidade de poluentes emitida nesse processo, entretanto, é ínfima
De qualquer forma, parece que os maiores poluidores do ambiente estão tentando se redimir. Em alguns anos, serão criadas também a Shams 2 e 3.
A Shams 1 está registrada como um projeto do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - medida da ONU criada no Protocolo de Kioto, para incentivar os países a diminuírem suas emissões de CO2, acumulando créditos de carbono. Já é o Segundo projeto da Masdar que tem registro na MDL.
Fonte: Revista Gelileu - 11/6

Nenhum comentário: