quinta-feira, 8 de julho de 2010

Alemanha poderá ser independente dos combustíveis fósseis em 2050

A Alemanha pode se tornar o primeiro país no mundo a se tornar independente dos combustíveis fósseis. A Agência Federal do Meio Ambiente alemão anunciou que o país vai produzir toda sua energia até 2050 por meio de fontes de energia renováveis.
“Uma conversão completa para a energia renovável até 2050 é possível do ponto de vista técnico e ecológico”, disse Jochen Flasbarth, presidente da Agência Federal do Meio Ambiente nesta quarta-feira (7).
O executivo reiterou também que a meta é plenamente tangível quando se leva em conta que a Alemanha já produz 16% de toda sua energia por meio de fontes renováveis, como eólica e solar.
“É uma meta muito realista baseada em tecnologia já existente – não é uma previsão abstrata”, acrescentou.
O governo alemão pretende cortar a emissão de gases do efeito estufa em 40% no período entre 1999 e 2020, e de 80% para 85% até 2050. Atualmente, cerca de 40% dos gases de efeito estufa produzidos na Alemanha são provenientes das termelétricas movidas a carvão.
Além do benefício ambiental, Flasbarth ressaltou também que essa revolução energética na Alemanha também criará vantagens econômicas para o setor manufatureiro voltado para exportação.
“O curso da conversão total para renováveis é muito menor que o custo para futuras gerações causado pelas mudanças climáticas”, finalizou.
Fonte: Setorial News

Nenhum comentário: