Os pequisadores brasileiras das áreas de energias renováveis, engenharia de processos, biotecnologia, nanotecnologia e saúde têm até o dia 12 agosto para enviar propostas para o edital que Brasil e Espanha lançaram para apoiar projetos de PD&I. As propostas aprovadas terão financiamento total de R$ 3 milhões, por um prazo de 36 mesesm, segundo o edital que está no âmbito da Carta de Entendimento sobre Cooperação Científica e Tecnológica, assinada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Ministério da Ciência e Inovação (Micinn), da Espanha.
O edital prevê a aprovação de 10 projetos, que terão o valor máximo de até R$ 300 mil para gastos com custeio. Os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Fundos Setoriais – Ações Transversais), a serem liberados em duas parcelasParcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O prazo para envio de projetos de parceiros espanhóis termina no dia 15 de julho.
As propostas nacionais devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/). Os procedimentos de submissão de propostas, pelo lado espanhol, podem ser consultados no site: http://www.micinn.es
Fonte: Ambiente Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário