segunda-feira, 12 de julho de 2010

Energia eólica abastece edifício no RS


Localizado no ponto mais alto da avenida Carlos Gomes, no centro financeiro de Porto Alegre, o Edifício Eólis, como o próprio nome já adianta, aposta na energia gerada pelos ventos para reduzir seus custos e impacto ambiental. Um aerogerador instalado no topo do prédio tem como objetivo fornecer até 20% da energia consumida pelas áreas comuns do edifício - corredores, elevadores e estacionamento.
O equipamento foi instalado pela Energia Pura Empreendimentos e demandou um investimento de cerca de R$40 mil. De acordo com o engenheiro Christian Voelcker, diretor da imobiliária Auxiliadora Predial, criadora e administrador do projeto, a previsão é de que a economia com energia pague os custos da implantação da tecnologia em cerca de cinco anos. Mas o executivo aponta que o projeto já trouxe resultados. "O retorno em repercussão foi tão grande que já rendeu dez vezes o investimento do aerogerador em publicidade para o Eólis", garante.
A intenção da imobiliária é triplicar a produção de energia eólica no prédio nos próximos anos. Como exemplo, a Auxiliadora Predial aponta um prédio americano, localizado em Portland, que já conta com quatro turbinas eólicas instaladas. O modelo utilizado pelo Eólis é o Skystream 3.7, que tem potência de 2,4kW.
Fonte: Jornal da Energia 9/7

Nenhum comentário: