quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mercado solar vai crescer 30% ao ano nos EUA, diz estudo

O estudo Solarbuzz, consultoria especializada em energia solar fotovoltaica, afirma que o mercado do setor deve registrar uma expansão média de 30% ao ano nos próximos cinco anos. O crescimento poderia variar, dependendo do cenário, entre 4,5GW e 5,5GW em capacidade instalada. Com isso, o mercado solar americano chegaria ao final de 2014 com uma potência dez vezes maior que a atual.
A perspectiva é explicada com base na ideia de que o governo precisará acelerar os investimentos no setor para cumprir as previsões do plano de energias renováveis do país. Além disso, é esperado o retorno do setor privado ao setor e um constante crescimento da demanda dos consumidores residenciais, estimulada por cortes nos preços das placas fotovoltaicas.
Em 2009, o mercado solar americano cresceu 36% em 2009, contra a alta de 62% registrada em 2008. Os Estados Unidos são o país com o terceiro maior mercado fotovoltaico, atrás de Alemanha e Itália. Para Craig Stevens, presidente da Solarbuzz, "2009 foi um ano de transformação para o setor nos EUA", com mudanças em companhias, novos operadores no mercado e placas solares de baixo custo da Ásia chegando ao país. "As empresas solares com negócios nos Estados Unidos terão de se adaptar rapidamente a esses desafios", destaca Stevens.
Fonte: Jornal da Energia 27/7

Nenhum comentário: