O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (09/08) a ampliação do prazo máximo de pagamento para financiamentos de projetos de energias alternativas em dois anos.
A partir de agora, o financiamento para projetos de energia eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) terá prazo de amortização máximo de 16 anos, quando antes eram 14 anos.
Segundo o BNDES, a alteração equiparou as condições de financiamento às condições disponíveis para as usinas hidrelétricas entre 30MW e 1.000MW.
A instituição estima que a medida poderá surtir efeito positivo já sobre os preços que serão ofertados nos próximos leilões de energia eólica, biomassa e PCH (abaixo de 30MW), previstos para ocorrer nos dias 25 e 26 deste mês.
Como o financiamento é considerado um item do custo da construção de uma usina, o BNDES avalia que as condições do empréstimo aumentarão a competitividade do projeto e, como consequência, terão repercussão no preço no leilão, favorecendo a obtenção de uma menor tarifa final.
Fonte: Jornal da energia 9/6
Nenhum comentário:
Postar um comentário