quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Centrais nucleares alemãs vão funcionar mais 12 anos

As centrais nucleares alemãs devem funcionar, em média, por mais 12 anos. O anúncio foi feito domingo à noite pelo ministro do Ambiente da Alemanha, Norbert Röttgen, de acordo com a AFP.
O acordo entre os parceiros da coligação conservadora/liberal (CDU/FDP) da chanceler Angela Merkel foi alcançado numa reunião que durou quase 12 horas.
As centrais mais antigas vão ter uma prorrogação de oito anos, de acordo com os dados divulgados pelo ministro. Já as mais recentes vão funcionar por mais 14 anos.
O acordo prevê também que os grupos energéticos que exploram essas centrais gastem parte dos lucros suplementares que terão no desenvolvimento de energias renováveis.
De acordo com Röttgen, deverão ser destinados às energias renováveis três bilhões de euros por ano.
O encerramento progressivo das 17 centrais nucleares alemãs tinha sido programado para 2021 pela coligação formada pelos social-democratas e pelos Verdes, no poder de 1998 a 2005. Mas o actual governo já tinha anunciado no programa eleitoral que pretendia prorrogar essa data.

Áustria critica decisão do governo alemão
Entretanto, a Áustria já criticou a decisão da Alemanha, classificando-a como «duro golpe para a política de desenvolvimento das energias renováveis».
O ministro do Ambiente austríaco, Niki Berlakovich, afirmou em comunicado que a decisão do governo alemão é «decepcionante» e constitui «um duro golpe para a política de desenvolvimento das energias renováveis.
Fonte: TVi24.pt

Nenhum comentário: