Brasil - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui linhas de crédito cujo objetivo é preparar a rede hoteleira do país para o aumento de demanda ocasionado pela Copa. Ao mesmo tempo, induzindo o comprometimento ambiental do setor ao oferecer condições mais favoráveis aos projetos que levem em conta a preocupação com a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.
A modalidade foi apresentada a um grupo de membros da Associação de Hotel na manhã de 5 de outubro. Consultores que representavam as empresas Thompson Managemente Horizons e Egrégora Evolução Empresarial explicaram os procedimentos burocráticos, informando que poderiam prestar assistência aos empresários interessados ou mesmo à Ashores para que os associados consigam obter os recursos, fazendo a intermediação com bancos, elaborando os projetos e fazendo os acompanhamentos de todos os trâmites necessários.
O BNDES ProCopa Turismo tem prazos máximos de amortização inéditos para o setor, podendo chegar a até 12 anos para modernização de unidades existentes e até 18 anos para construção de novas unidades. Poderão ter o benefício de ampliação do prazo de financiamento empreendimentos que obtiverem certificação, por entidade acreditada pelo Inmetro, de eficiência energética e/ou construção sustentável.
Caso seja apresentada certificação de eficiência energética, os projetos de reforma, modernização e ampliação poderão ter seu prazo estendido para até 10 anos. No caso de construção de novas unidades, esse prazo poderá chegar a 15 anos.
Já para obter o benefício máximo de prazo (12 e 18 anos, respectivamente) os proponentes devem apresentar certificação de construção sustentável que, além da eficiência energética, agrega outras exigências, como racionalização do uso da água e gestão de resíduos. Nas operações diretas, os juros do programa variam entre 6,9% (micro, pequena e média empresa) e até 8,8% (grande empresa), mais o spread de risco. Para se candidatar aos recursos do programa, os proponentes devem encaminhar seus pedidos até 31/12/2012.
Fonte: Procel info / O serrano 8/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário