A Renova Energia comunicou ao mercado nesta quinta-feira (25/2) que obteve a licença de instalação para mais seis parques eólicos na Bahia. Os empreendimentos foram viabilizados no primeiro leilão voltado para a fonte no País, realizado em 2009. Com essas últimas licenças, a Renova passa a ter autorizado o início das obras de todas suas 14 usinas que comercializaram energia no certame de 2009.
As licenças, emitidas pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), são válidas para os parques Porto Seguro, Ilhéus, Nossa Senhora da Conceição, Igaporã, Pajeú do Vento e Planaltina.
Juntos, os 14 parques que a Renova construirá na Bahia somariam 270MW em capacidade. A companhia, porém, obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aumentar a potência instalada das usinas para 293,6MW. A previsão é de que a operação comercial das plantas tenha início em 1º de julho de 2012.
As usinas possuem contratos de compra e venda de energia firmados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) por um prazo de 20 anos e uma tarifa média de R$151,33 por MWh. Segundo os cálculos da Renova, os empreendimentos, caso estivessem em operação, gerariam uma receita bruta anual de aproximadamente R$168,3 milhões.
Fonte: JOrnal da Energia 25/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário