sábado, 16 de julho de 2011

Copel quer viabilizar 500MW renováveis nos leilões ainda em 2011

A Copel divulgou nesta sexta-feira (15/07) os principais pontos de seu planejamento estratégico para o período que compreende até o ano de 2015. No documento, a companhia afirma esperar aumentar a capacidade instalada em geração em até 44%; em transmissao, a meta é incrementar a Receita Anual Permitida (RAP) em 62%.
A expansão em geração depende, como lembra o relatório, do sucesso na aquisição de novos ativos e na obtenção de concessões via leilões. A estatal pretende ainda alcançar 22% de participação de fontes alternativas na sua matriz, e crescer em 35% a energia comercializada no mercado livre.
Em transmissão, o objetivo é crescer a rede em 1.000km em novas linhas, e otimizar a capacidade de subestações em até 4.000MVA até 2015.
A parte dedicada à distribuição ressalta o investimento na "renovação e modernização dos ativos para aprimorar os indicadores de qualidade, promovendo melhoria na confiabilidade do sistema de distribuição e o pleno atendimento ao crescimento do mercado". Além disso, a empresa diz que quer aumentar o número de consumidores em 43% no período.

Curto Prazo
Ainda para 2011, a companhia listou as principais metas para o curto prazo, como por exemplo buscar 500MW de capcidade nos leilões de energia renovável. Além disso, o documento cita a conclusão da hidrelétrica Mauá (361MW); início da Colíder (300MW); "ter condições necessárias" para iniciar a São Jerônimo (331MW); conclusão dos estudos para participação sustentável na Baixo Iguaçu (350MW); investimento de 500MW em transmissão; início da PCH Cavernoso II (19MW); conclusão dos estudos de viabilidade de PCHs no rio Chopim (120MW); início da PCH Dois Saltos (25MW); entre outras melhorias estratégicas.

Cenário
A Copel possui hoje um parque gerador formado por 18 usinas, sendo 17 hidráulicas e uma térmica, num total de 4.550MW. Além disso, tem mais 608MW de potência instalada em participações (cinco hidrelétricas, uma térmica e uma eólica), somando então 5.158MW.
Em transmissão, são 1.913km de linas, com capacidade média em subestações equivalente a 10.302MVA. Já na área de distribuição, são 392 municípios atendidos no Paraná e um em Santa Catarina, com um total de quase 4 milhões de consumidores.
Fonte: Jornal da Energia 15/7

2 comentários:

Pedro Paulo Rodrigues disse...

Não sou engenheiro, mas disponho de uma idéia interessante na área de geração de energial alternativa.
Gostaria de saber a quem eu procuro na copel para poder desenvolver um projeto.
Meu email é pp.rodrigues2010@hotmail.com

Att: Pedro Paulo Rodrigues

Edson Martinho disse...

Prezado Pedro Paulo, O Blog Energias Alternativas e Renováveis publica matérias provenientes de fontes diversas, neste caso, a fonte foi o Jornal da Energia de 15/7. deixaremos a sua solicitação, pois o Blog é visitado diariamente por muitas pessoas e torceremos para que alguém tenha esta informação para ti. Grato pelo apoio
Equipe BEAR