sábado, 10 de março de 2012

Japão vai testar parque eólico flutuante em Fukushima

Um consórcio formado por diversas empresas e a Universidade de Tókio vai desenvolver um projeto experimental de parque eólico offshore flutuante a ser instalado na costa de Fukushima, onde houve um acidente nuclear no ano passado, após um terremoto seguido de tsunami atingir o país.
O empreendimento prevê a instalação de aerogeradores e de uma subestação flutuante, com início de implantação previsto para este ano. A primeira etapa consiste em uma máquina de 2MW, uma subestação em 66kV e um cabo subaquático. Na segunda fase, entre 2013 e 2015, serão colocadas no local duas turbinas de 7MW.
A prefeitura de Fukushima espera que o projeto, que será patrocinado pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão, impulsione uma nova indústria de energia renovável e crie empregos para ajudar no processo de recuperação da região após o tsunami.
A cidade espera ainda que o empreendimento ajude a desenvolver uma indústria eólica local e conviva em paz com a atividade pesqueira da região. O Japão também tem esperança de que a viabilidade da eólica flutuante torne o negócio global e desenvolva uma base de fabricantes no país em um mercado com alto potencial de exportação.
O consórcio desenvolvedor é formado por Marubeni, Universidade de Tókio, Mitsubishi, Mitsubishi Heavy Industries, IHI Marine United, Mitsui Engineering & Shipbuilding, Nippon Steel, Hitachi, Furukawa Electric, Shimizu e Mizuho Information & Research. As turbinas serão fornecidas por Mitsubishi, IHI Marine e Mistui, enquanto a Hitachi produzirá a subestação flutuante.
As máquinas ficarão a uma distância entre 20 e 40 quilômetros da costa, a uma profundidade entre 100 e 150 metros, e cada turbina testará uma tecnologia diferente de plataforma flutuante.
Fonte: Jornal da Energia 07/03

Nenhum comentário: