Um consórcio formado pela portuguesa Efacec e sua subsidiária brasileira venceu a disputa pelo contrato para implantação de uma usina fotovoltaica de 1MW no edifício sede da Eletrosul, em Florianópolis, Santa Catarina. O resultado da concorrência internacional aberta para escolher o executor do chamado Projeto Megawatt Solar foi divulgado pela estatal e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (18/7).
A licitação, com critério de menor preço por empreitada global, foi ganha com uma proposta de R$8 milhões. O valor é quase 15% inferior ao previsto no edital, que era de aproximadamente R$9,5 milhões. O certame contou com a participação de oito proponentes, dos quais quatro foram habilitados. Entre os players na disputa estavam ainda as espanholas Elecnor e Cymi e a japonesa Kyocera.
Com a publicação do resultado, a Eletrosul espera concluir o processo licitatório até meados de agosto. Depois da assinatura do contrato e das ordens de serviço com o vencedor, o empreendimento deve ser instalado em oito meses.
A usina da Eletrosul pretende comercializar a produção de energia no mercado livre. Os cerca de 4 mil módulos solares da planta ficarão no telhado do prédio da empresa e sobre a cobertura dos estacionamentos, em uma área total de 10 mil metros quadrados. A geração prevista é de 1,2GWh por ano, o que atende o consumo anual de cerca de 570 residências.
Fonte: Jornal da Energia 18/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário