quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vale instala sistema fotovoltaico em estação ferroviária mineira

A Estação Ferroviária Intendente Câmara Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), no município de Ipatinga (MG), ganhou recentemente um sistema de microgeração solar fotovoltaica. O projeto foi implantado pela mineradora Vale, que administra a estação, em parceria com a Energia Pura, especialista nesse tipo de tecnologia.
Com 32 painéis fotovoltaicos de 225W cada, o sistema tem potência total de 7,2kW, suficientes para gerar aproximadamente 1.000 kWh por mês de eletricidade. Além dos painéis, o sistema ainda conta com um banco de 24 baterias estacionárias para backup, o que confere segurança e fornecimento contínuo de energia para a estação.
"A Vale aposta na energia solar como fonte viável complementar de energia, firmando compromisso com a sustentabilidade e demonstrando preocupação em reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente", escreve a Energia Pura. Em nota à imprensa, a empresa diz que . "[esse projeto] promete ser o apenas o início de uma grande parceria 100% renovável entre a Vale e a Energia Pura".
O sistema solar instalado é do tipo Grid Tie - conectado à rede -, com painéis modelos Mitsubishi Premium, com vida útil superior a 35 anos totalmente livres de manutenção.
*Correção: diferente do que foi publicado, a potência de cada painél é de 225W e não de 255W. Matéria atualizada em 1º de agosto.
Fonte: Jornal da Energia 31/07

Nenhum comentário: