sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Seminário sobre alternativas energéticas discute desafios para atender demanda de energia

Discutir os desafios que a humanidade precisa enfrentar para atender a demanda mundial de energia é um dos objetivos do seminário “Opções energéticas eficientes, disponíveis e aceitáveis”, que será realizado no dia 28 de setembro, das 9h às 18h, na sede da Eletrobras Furnas, no Rio de Janeiro. Organizado pela Eletrobras Eletronuclear e o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia (CBCME), o evento – que também terá a participação da empresa de energia italiana Cesi – reunirá alguns protagonistas da comunidade energética mundial.
Num mundo com cerca de 1,3 bilhão de pessoas sem acesso à eletricidade – segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) –, o seminário abordará a necessidade de se mudar essa realidade e, ao mesmo tempo, englobar produtos compatíveis com a economia de baixa emissão de carbono.
O evento será dividido em dois painéis principais: “A energia nuclear no mundo após Fukushima” e “Linhas de transmissão de longa distância – interligações nas fronteiras para integração dos mercados regionais de energia”.
A abertura do evento será feita pelo presidente da Eletrobras Furnas, Flavio Decat de Moura. Ainda na parte da manhã, por volta das 11h15, o presidente da Eletrobras Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, falará sobre o futuro da energia nuclear no Brasil. Já às 15h15, o diretor de transmissão da Eletrobras, José Antônio Muniz, ministrará a palestra “O panorama atual e futuro das transmissões de longa distância e as interligações no Brasil e na América do Sul”. O seminário ainda contará com a participação de representantes do CBCME, do Cesi-Itália, da Nucleoelectrica Argentina (Nasa) e do Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês).

Serviço:
Seminário "Opções energéticas eficientes, disponíveis e aceitáveis" na Sede da Eletrobras Furnas — Rua Real Grandeza, 219 – Bloco B no auditório do 8º andar – Botafogo – Rio de Janeiro. Dia 28 de setembro às 9h. Informações: www.eletronuclear.gov.br.
Fonte: Panorama Brasil - 21/09

Nenhum comentário: