terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alta tecnologia, inovação, desenvolvimento sustentável e energia limpa poderão ser utilizados pelos moradores de Itajobi, através da Usina Solar Fotovoltaica.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura do município, a atual administração, com o objetivo de crescimento e o desenvolvimento da cidade, de forma sustentável, não tem evitado esforços para instalar uma usina solar.
Em parceria com empresas de renome no mercado de energias renováveis no Brasil e no exterior e investimento do setor privado, a Prefeitura está trabalhando para tornar esta proposta uma realidade em Itajobi, até o final deste ano.
“A instalação de uma usina solar fotovoltaica promove grandes vantagens e benefícios. Primeiramente, o município se torna gerador de uma energia limpa e sustentável, sem causar agressões ao meio ambiente. O mercado de energia solar, já consolidado em muitos países, ainda está no início no Brasil. À medida que este mercado vai se consolidando, novas tecnologias começam a ser desenvolvidas, novos empregos são gerados e surge a necessidade de mão-de-obra qualificada. Todos esses fatores acabam sendo positivos à cidade”, informou Fernanda Augusto, da New Generation Power.
Para entender o assunto e o funcionamento, segundo o setor, é importante saber que uma usina solar é uma forma de obtenção de energia ecológica, pois capta a luz do sol e a transforma em energia, sem causar danos ao meio ambiente. Assim, suas instalações se situam em regiões ensolaradas.
“Uma usina solar fotovoltaica é composta por painéis recobertos com células fotoelétricas, as quais transformam a luz solar em energia elétrica. A energia gerada pode ser injetada na rede de distribuição de modo a atender à crescente demanda de energia ou pode ser utilizada para consumo local”, afirmou Fernanda.
No Brasil, há apenas uma usina solar fotovoltaica localizada no Ceará, a qual pertence a uma das empresas do grupo do empresário Eike Batista.
Fonte: O regional 02/10

Nenhum comentário: