sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Setor eólico encolhe 14% na Espanha

A Associação Empresarial Eólica (AEE) divulgou nesta semana, dados sobre desempenho do setor eólico espanhol, relativos à primeira metade de 2012. De acordo com o levantamento, foram instalados 413 MW no País, significando uma queda de 14% na comparação com o mesmo período do ano passado, sendo que não há perspectiva de recuperação no curto prazo.
“Os megawatts previstos devem ser instalados em 2012, não havendo projetos futuros. Além disso, os fabricantes não têm recebido novos pedidos de aerogeradores para o mercado doméstico”, analisa a associação ao citar ainda que a situação é quase insustentável, o que leva a indústria para uma reflexão sobre a viabilidade de sua permanência na Espanha.
Segundo a AEE, os parques eólicos espanhois ultrapassaram a casa dos 22GW instalados em junho passado. No primeiro semestre, nove projetos foram instalados, entre eles, o Castilla y León (144 MW), o Cataluña (119 MW) e o Murcia (50 MW). Ao todo, existem 9.000 MW projetados para novos complexos, mas a entidade ressalta que não há previsão de quando devem ser desenvolvidos.
“O setor eólico está preocupado com a reforma energética anunciada pelo governo”, comenta a associação, que menciona ainda que, segundo as informações que se tem até o momento, estão sendo consideradas medidas “impositivas” para o segmento. “Uma nova carga fiscal comprometerá seriamente a sobrevivencia do setor”, adverte a AEE.
Para se ter uma ideia, nos primeiros seis meses de 2012, a energía eólica foi responsável por 19,5% da demanda por eletricidade na Espanha, tendo produzido quase 29 mil GWh.
Fonte: Jornal da Energia 21/11

Nenhum comentário: