domingo, 16 de dezembro de 2012

Energias renováveis podem suprir eletricidade durante 99,9% do tempo

Renovável e constante

As energias renováveis poderão suprir as necessidades mundiais de energia elétrica em 99,9% do tempo, até o ano de 2030.
E tudo isto a custos comparáveis aos gastos atuais com eletricidade.
A conclusão é de Cory Budischak e Willett Kempton, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.
Segundo eles, as críticas sobre a inconstância das fontes de energia solar e eólica não se fundamentam se o assunto for abordado da perspectiva correta - do ponto de vista dos custos.

Custos das energias renováveis
Os pesquisadores desenvolveram um modelo focado na minimização dos custos de geração da eletricidade, em lugar da abordagem tradicional que busca equilibrar a geração e o consumo de eletricidade.
A conclusão é que gerar mais eletricidade do que o necessário durante os "horários médios" - os horários que não são de pico -, a fim de atender as necessidades dos horários de pico de demanda, sai mais barato do que armazenar energia para usar nos momentos de demanda mais alta.
Isto permitiu reduzir muito a necessidade de sistemas de armazenamento, comobaterias e tanques de hidrogênio, que são muito caros.
"Esses resultados quebram o saber convencional de que a energia renovável não é confiável e é cara," comentou Kempton. "A chave é obter a combinação correta de fontes de eletricidade e armazenamento e calcular os custos corretamente.

Uma combinação correta que não foi nada fácil de encontrar.
Bilhões de combinações
O modelo computadorizado que os pesquisadores elaboraram testou nada menos do que 28 bilhões de combinações de fontes de energias renováveis e sistemas de armazenamento, cada uma delas avaliadas para um período de quatro anos de dados históricos de oferta e demanda de energia.
Os pesquisadores afirmam que uma combinação adequada de energia eólica, energia solar e armazenamento em baterias e células a combustível é capaz de atender à demanda de eletricidade na quase totalidade do tempo, sem qualquer aumento significativo nos custos da energia.
"Por exemplo, usando hidrogênio para armazenamento, nós podemos fazer funcionar um sistema elétrico que hoje atende uma demanda de 72 GW, durante 99,9% do tempo, usando 17 GW de energia solar, 68 GW de energia eólica com turbinas no mar e 115 GW de energia eólica com turbinas em terra," disse Budischak.
Um outro modelo, um pouco mais arrojado, concluiu recentemente que apenas aenergia eólica seria suficiente para atender a todas as demandas de eletricidade do mundo em 2030.

Bibliografia:
Cost-minimized combinations of wind power, solar power and electrochemical storage, powering the grid up to 99.9% of the time
Cory Budischak, DeAnna Sewell, Heather Thomson, Leon Mach, Dana E. Veron, Willett Kempton
Journal of Power Sources
Vol.: 225, 1 March 2013, Pages 60-74
DOI: 10.1016/j.jpowsour.2012.09.054
Fonte: Inovação Tecnológica 13/12

Nenhum comentário: